Lista de convidados
- Fabiola
- 6 de fev. de 2017
- 3 min de leitura
Oieeee Noivinhas amadas, como estão???
Estava com saudades de escrever para vocês! Pode parecer exagero, mas adoro contar e compartilhar com vocês todas as minhas situações e assim saber um pouco mais de vocês também.
Neste post quero tocar num assunto polêmico, às vezes um pouco delicado, e que sempre vejo muitas pessoas reclamando e se preocupando bastante: OS CONVIDADOS!!! :O
Genteeeee, não temos como não pensar neste assunto quando o tema é festa, independente dela qual for, casamento, chá bar, noivado e até aniversários.
No meu caso tive MUITOOOSSS problemas ao começar a fazer minha lista de casamento, e olha que fizemos logo assim que noivamos. Escolhemos o local e fechamos o número de convidados. No nosso caso foram 200 pessoas.
Não sei vocês, mas quando escolhemos os convidados selecionamos um a um. Este é um momento MUITOOO difícil, e é óbvio que há pessoas que não temos como deixar de fora (em algumas das opções), mas só quem está fazendo a lista sabe a dor no coração de deixar alguém que você gosta muito de fora porque ou você conhece a pessoa há pouco tempo ou porque seu noivo não tem tanta amizade, ou algo assim.
DICAS:
Nossa sugestão é iniciar a lista de casamento assim que o casal fechar o espaço. Muitas vezes o próprio buffet já auxilia no processo, mas é importante determine um número de convidados, até porque o valor varia de acordo com a quantidade de pessoas.
Escolha de convidados: para escolher os convidados não podemos esquecer que o casamento é SEU (Noivos). Não deixe que pessoas de fora, sejam os pais, amigos ou parentes interfiram na lista de convidados pedindo para chamar aquele amigo que te viu nasceu (e nunca mais te viu) só porque eles querem. Óbvio que há exceções caso uma dessas pessoas esteja te ajudando com as despesas do casamento kkk aí sim podemos rever o caso. Mas ao contrário disso chame apenas as pessoas com quem vocês realmente desejam compartilhar este momento, pessoas que são importantes para o seu relacionamento.
Escreva em uma lista no papel ou até mesmo em um excel os nomes das pessoas das famílias, separados pelo nome do “chefe da família” (pessoa central da casa) e seus dependentes. Isso ajudará na hora de organizar o nome nos convites. Se souber a idade das crianças ajudará bastante, pois existem buffets que não cobram pela entrada de crianças menores de 6 anos (em alguns casos 5).
De acordo com o prazo que vocês tiverem, procure refazer esta lista algumas vezes, pois sempre acabamos esquecendo alguém. No nosso caso, fizemos uma sequência de tios da família. Por exemplo: O Tio mais velho seguido de sua esposa e seus filhos, depois o próximo tio/tia seguido de sua esposa/marido e seus filhos, e assim por diante.
Aproximadamente 4 ou 5 meses antes busque fornecedores para a criação de seu convite. Escolha modelos, cores, fontes, frases e envelopes). Lembre-se que, como tudo em seu casamento, você também tem a opção de economizar com DIY's.
Mãos à obra, pois com 3 meses você já pode começar a entregá-los. Uma dica é começar pelas pessoas que moram mais longe. Eles provavelmente precisarão de mais tempo para pensar na “logística” para conseguir participar do seu dia. Você sempre tem a opção de enviar por correios. E não se sinta envergonhada de não entregar estes convites em mãos, seus amigos saberão que viajar na época de preparativos do casamento é muito difícil. Mas seja criativa envie um recadinho junto ao convite. Isso fará com que eles se sintam importantes, e a distância será um mero detalhe!
Com 2 meses você já pode finalizar as entregas, amigos próximos, familiares, vizinhos que serão convidados, amigos de trabalho! Marque pequenas reuniões para que em uma ocasião consiga entregar vários convites ao mesmo tempo, e faça disso um momento especial. Lembre-se sempre que possível de registrar esses momentos em fotos (por experiência própria é muito bom ter guardado esses momentos!)
Ahhh nestes momentos você já pode usar a hashtag no casal!
Por fim e não menos importante lembre-se de incluir no convite a informação de "RSVP": Este processo serve para que os noivos tenham a confirmação dos convidados que irão (ou não) comparecer na festa. Este processo é super importante e ajuda muito para haver um melhor planejamento.
Ajudinha bônus: Não se esqueça que a tecnologia hoje em dia é um aliado muito forte na hora de fazer a lista e se comunicar com convidados. Salve várias versões da lista para lembrar quem entrou ou saiu dela. Use grupos de Whatsapp para marcar os encontros e comunicar-se com todos e até as redes sociais para agendar um evento, assim todos lembrarão.
Espero que tenha ajudado <3
Abaixo algumas fotinhos do nosso convite de casamento feito 100% DIY e convites encontrados no Pinterest para inspiração.
beijo beijo <3







Comentários