Mudar o nome de solteira sim ou não?
- Agenda de Noiva
- 17 de ago. de 2015
- 2 min de leitura
Uma dúvida que passa na cabeça da maioria das noivas, mudar ou não seu sobrenome?
Quem já segue decidida logo de primeira? Eu tive essa dúvida no início e não conseguia parar de pensar, então resolvi passar um pouco do meu desejo junto de algumas pesquisas para todas vocês!
Antigamente, inserir o sobrenome do marido era muito comum e até obrigatória por lei, mas agora se tornou opcional e com uma diferença importante: o marido também pode adicionar o sobrenome da esposa se for de sua vontade. Você sabia?
A decisão de escolher entre acrescentar ou não o nome do marido/esposa ao seu realmente não é algo fácil. É uma escolha que envolverá as duas famílias.
Famílias mais antigas podem entender a opção da esposa em não adicionar o sobrenome do marido como uma rejeição dela a entrar realmente na família dele.
Já alguns casais resolvem não mudar, para não ter problemas com documentação e até por medo de muita burocracia com alterações. Assim deixando apenas para acrescentar os sobrenome em seus filhos no futuro.
Ainda sim, existem alguns casais que preferem a mudança logo que casam.
Nas pesquisas, vi que mudar os documentos não é tão burocrático quanto parece e não precisa ser feito imediatamente após o casamento. Se o casal pretende passar a vida juntos, tomar algum tempo para fazer esta mudança não custará muito. Mas se os dois preferirem manter seus nomes de solteiro e se sentirem bem assim, não precisarão mudar nada em seus documentos.
É possível também voltar ao nome de solteiro após a mudança, caso se divorciem ou mudem de ideia a respeito do assunto; assim como também é possível acrescentar o nome do cônjuge após alguns anos de casamento.
De qualquer forma, é importante que o casal converse para chegar a um acordo em relação a mudar ou não o nome após o casamento para que esse assunto não se torne um problema.
Espero ter ajudado.
Beijo beijo <3

Comentários